segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O que são custos?

Em uma definição minimalista custo é o sangue que corre nas veias de sua empresa.
Para quem gosta de metáforas, são poucas as pessoas que efetivamente dão importância à medição regular de seus níveis glicêmicos, colesterol, leucócitos, hemácias. Isto por que em geral vivemos em uma zona de conforto e só passamos a nos preocupar com nosso sangue quando os sintomas já estão instalados e muitas vezes o diagnóstico aponta para uma situação irreversível e muitas vezes comprometendo diversos órgãos do corpo humano.
No que diz respeito aos custos da empresa a situação não é diferente. Os custos afetam todas as áreas de todas as empresas. O custo não pertence à contabilidade, pertence a todos e é um indicador extremamente estratégico.
Uma empresa é um organismo vivo, e suas diversas áreas precisam estar em sintonia e orientadas para atingir um objetivo em comum: Gerar resultados.
Enquanto a empresa está na zona de conforto, isto é, gerando resultados, boa parte das empresas parecem não se preocupar muito com seus custos e o único indicador sob a mira dos acionistas ou proprietários da empresa é o lucro que é a diferença positiva entre a receita subtraída dos custos e despesas.
Ocorre também que o lucro é um somatório dos resultados unitários de cada produto, portanto uma soma de positivos e negativos.
Portanto, mais importante do que saber apenas o lucro total da empresa é importante o conhecimento de quais produtos contribuíram positivamente e quais negativamente para o resultado final da empresa e aí é que reside a raiz de todo o problema: são poucas as empresas que possuem um método eficaz e confiável de custos e nem sempre sistemas automatizados suprem a empresa com esta informação de forma adequada, até mesmo os mais conhecidos no mundo dos negócios.
Este desconhecimento vai implicar em estratégias erradas de vendas, de captação de novos clientes, de investimentos em novas linhas, em novos produtos e até mesmo será impossível decidir tecnicamente quais os produtos que se deve manter em linha e quais devem ser deixados de produzir.
Sistemas são, por definição, burros. Se entrar informação errada, sairá informação errada. Resumo: sistema não é sinônimo de informação correta, mas normalmente para se obter uma informação correta e pontual é necessário método adequado para a realidade da empresa e sistema.
Veremos mais para frente os fatores que resultam em distorções nos números de custos e as áreas que serão afetadas em função destas distorções e do desconhecimento do custo unitário dos produtos.
Outro aspecto importante é que quando falamos em estratégia, necessariamente devemos estar focados em nossa visão de futuro. Não dá para falar em estratégia olhando apenas indicadores do passado.
Uma empresa até então lucrativa não significa que será eternamente rentável.
Não dá para dirigir uma empresa olhando somente para o retrovisor, é necessário olhar constantemente para frente.
Empresas que só se preocupam em calcular os custos que ocorreram no passado não possuem gestão estratégica de custos tendo em vista que, mais importante do que calcular os custos que já aconteceram, é prever os custos que irão ocorrer. Ser capaz de simular cenários futuros é vital para uma gestão estratégica de custos e mais do que isso, vital para qualquer empresa sobreviver em um cenário de acirrada competitividade.

Este será o tema do próximo livro em PDF. Reservas pelo e-mail: simone@allora.com.br

Um comentário:

  1. Legal sou mais um seguidor do seu blog, gostaria que assuntos relacionado com custos em diferentes empresas...

    Valeu, parabéns pelo blog

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